Saiba como declarar ganhos com aluguel e imóveis no Imposto de Renda
Se o contribuinte recebe dinheiro de aluguel, seja como renda extra ou principal fonte de sustento, precisa declarar à Receita Federal.
E a forma como esses valores são declarados depende de algumas variáveis. Uma delas é relacionada à inquilina ou inquilino.
Pessoa física
- No caso do inquilino ser pessoa física, os valores devem ser lançados na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física
- O imposto devido deve ser pago mensalmente pelo sistema chamado Carnê-Leão, que é uma forma de antecipar Imposto de Renda quando se recebe valores de pessoas físicas ou do exterior
Pessoa Jurídica
- Se o aluguel é pago por uma empresa, a declaração vai na ficha ‘Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.
- Se você não preencheu o Carnê-Leão, tenha calma porque nem tudo está perdido. O próprio programa da Receita Federal calcula o valor devido na declaração.
Vale lembrar que é possível deduzir do valor recebido com aluguel algumas despesas como IPTU, condomínio e taxa de administração da imobiliária. É preciso guardar todos os comprovantes dessas despesas.
>> Ouça na Radioagência Nacional:
Imóveis
Além dos ganhos com aluguel, os imóveis devem ser declarados.
>> Veja algumas orientações:
- Imóveis devem ser declarados na ficha Bens e Direitos, com o valor de aquisição e eventuais reformas. Não é o valor de mercado
- Para imóveis adquiridos em 2024, o contribuinte deve informar a data, o valor e a forma de pagamento
- Herança: imóveis recebidos por herança entram na declaração do falecido ou pelo valor de transmissão
- Doação: imóveis recebidos por doação são declarados com o valor do instrumento de doação
E se o imóvel tiver sido vendido, é também preciso declarar a transação.
Se a venda foi feita por um valor maior do que o da aquisição, o lucro é passível de cobrança de imposto, com uma alíquota que varia entre 15% e 22,5%. Nesse caso, o programa da Receita faz, automaticamente, o cálculo do imposto devido.
Mas também há casos de venda de imóveis em que as pessoas estão isentas de pagar imposto.
São eles: venda de imóveis no valor inferior a R$ 440 mil, a venda de um imóvel comprado até o ano de 1969 e se a pessoa usar o dinheiro para comprar outro imóvel em até 6 meses após a venda.
Lembrando que imóveis financiados devem ser declarados pelo valor pago até o fim de 2025.
>> Veja mais aqui no Tira-Dúvidas 2026

junho 2, 2026Famílias da Lagoa Grande são beneficiadas com títulos de regularização... - Leia Mais...
agosto 1, 2026Programa de renegociação de dívidas é prorrogado até 31 de... - Leia Mais...
maio 8, 2026Influenciador é preso suspeito de forjar furto para filmar e... - Leia Mais...
janeiro 28, 2026Saiba tudo sobre Flamengo x São Paulo, pelo Brasileirão - Leia Mais...
agosto 28, 2026Beneficiários com NIS de final 9 recebem Bolsa Família de... - Leia Mais...
junho 30, 2026“Melhor arma que um país pode ter é alimento”, diz... - Leia Mais...
julho 28, 2026Acordo entre Mercosul e Singapura garante tarifa zero para exportações - Leia Mais...
março 13, 2026Caravana de Inovação chega à Bahia para modernizar advocacia pública... - Leia Mais...
dezembro 16, 2025Parceria entre o Governo da Bahia e a Solar Coca-Cola... - Leia Mais...
fevereiro 10, 2026United marca no finalzinho, busca empate com o West Ham,... - Leia Mais...
fevereiro 22, 2026Forest x Liverpool AO VIVO: siga o duelo pela Premier... - Leia Mais...
julho 30, 2026PCdoB oficializa apoio à candidatura de Lula - Leia Mais...















