SPM visita Fábrica Cultural e discute parceria para fortalecimento da autonomia econômica das mulheres
Foto: Ane Novo- Ascom/SPM
A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) realizou, na quarta-feira (07), uma visita institucional à Fábrica Cultural, localizada no bairro da Ribeira, em Salvador. O objetivo foi identificar potencialidades de parceria entre a SPM e a Fábrica Cultural, especialmente ações com foco na geração de renda, autonomia econômica e garantia de direitos para as mulheres atendidas.
A secretária da SPM, Neusa Cadore, ressaltou a importância da transversalidade das políticas públicas para mulheres. “As políticas para as mulheres são construídas de forma transversal. Aqui vemos, na prática, muitas mulheres empreendedoras fortalecendo sua autonomia por meio da economia criativa. Fico muito feliz em conhecer e aproximar a Secretaria das Mulheres desse importante programa de uma Bahia criativa”, afirmou.
Durante o encontro, a diretora da Fábrica Cultural, Jaqueline Azevedo, apresentou os principais projetos desenvolvidos pela instituição, com destaque para o Mercado Iaô, que reúne, a cada edição, aproximadamente 4 mil pessoas e conta com a participação de cerca de 150 empreendedores e empreendedoras. “Trabalhamos com empreendedores que expressam sua arte e identidade por meio do que produzem. Nosso foco está na qualificação de quem cria. Muitas mulheres chegam fragilizadas e aqui encontram acolhimento, escuta, formação e oportunidades de geração de renda.”, destacou.
Com 20 anos de atuação, a Associação Fábrica Cultural é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004 pela cantora e atual ministra da Cultura Margareth Menezes. Atualmente presidida por Joel Miguez e dirigida por Jaqueline Azevedo, a instituição desenvolve ações que articulam educação, cultura, sustentabilidade e economia criativa, com foco no fortalecimento da Península de Itapagipe, região da Cidade Baixa. A organização tem forte atuação junto ao público feminino, cerca de 90% das iniciativas são voltadas para mulheres, em sua maioria mulheres negras, em situação de vulnerabilidade social.
Entre os projetos de destaque estão o Acelera Iaô e o Acelera com Elas, voltados à capacitação de mulheres empreendedoras, além do Mercado Iaô, evento multicultural que reúne música, gastronomia, artesanato e diversas manifestações culturais.

janeiro 22, 2026CMN altera regras do FGC após início de pagamentos do... - Leia Mais...
dezembro 23, 2025Congonhas recebe aval do governo para ter voos internacionais, diz... - Leia Mais...
janeiro 12, 2026Paquetá busca saída para o Flamengo, mas West Ham quer... - Leia Mais...
janeiro 27, 2026Bap, do Flamengo, manda recado ‘revolucionário’ a Conmebol - Leia Mais...
dezembro 27, 2025Forte calor e alto consumo deixam bairros de SP sem... - Leia Mais...
janeiro 16, 2026Brenner: Vasco acerta contratação de atacante da Udinese - Leia Mais...
dezembro 4, 2025Inema emite alerta para chuvas fortes e risco de temporais... - Leia Mais...
janeiro 21, 2026Fim da escala 6×1 deve aumentar produtividade, diz Boulos - Leia Mais...
janeiro 28, 2026“Divididos, somos frágeis”, diz Lula ao defender integração na AL - Leia Mais...
dezembro 22, 2025PGR defende progressão de regime do hacker Walter Delgatti Neto - Leia Mais...
janeiro 8, 2026Cesta básica fica mais cara em 17 capitais em dezembro - Leia Mais...
dezembro 3, 2025Senado: substitutivo do Antifacção prevê R$ 30 bi por ano... - Leia Mais...















