SJDH atua na proteção dos direitos humanos na Lavagem do Bonfim 2026 | SECOM
A valorização da diversidade e o respeito às diferenças são as mensagens da campanha “Respeito é Nosso Direito!”, promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que marca presença na Lavagem do Bonfim 2026. Nesta quinta-feira (15), a partir das 7h30, a equipe de mobilizadoras/es da SJDH estará na tradicional manifestação cultural e religiosa, ao longo dos oito quilômetros de caminhada até a Basílica do Bonfim, alertando para o combate a violações de direitos humanos.
A campanha faz um alerta aos baianas/os e turistas sobre a importância do respeito às diversidades, proteção e defesa de grupos vulneráveis e estimula o combate a discriminações, como o capacitismo (contra pessoas com deficiência), etarismo (pessoas idosas), LGBTfobia, racismo, violência e exploração sexual infantojuvenil. Pulseiras de identificação para crianças e para pessoas surdas também serão distribuídos durante a Lavagem do Bonfim. Os materiais informam ainda os canais de denúncia como o ‘Disque 100 – Direitos Humanos’, que acolhem registros de violações. A ação integra o ‘Projeto Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia’, cujo calendário contempla os festejos que antecedem o Carnaval e eventos pré-carnavalescos de Salvador e no interior do estado, como a Lavagem de Santo Amaro.
Com o intuito de contribuir para a redução de ocorrências relacionadas aos direitos humanos nos festejos, o projeto reúne instituições públicas e da sociedade civil, em atuação conjunta, com ações para garantir a proteção integral de segmentos como pessoas com deficiência; população LGBTQIAPN+; pessoas idosas; mulheres; crianças e adolescentes; consumidoras/es; pessoas negras, entre outros grupos historicamente discriminados. A proposta é sensibilizar a população em relação ao tema e estimular a denúncia de violações de direitos, visando coibir esse tipo de comportamento.
Plantão Integrado
No Carnaval 2026, o projeto é executado a partir do Plantão Integrado dos Direitos Humanos, que reúne órgãos públicos e entidades da sociedade civil para atuarem, de forma conjunta, na proteção e defesa dos direitos humanos, a partir do Comitê de Proteção Integral. As instituições operam no acolhimento, tratamento, registro e encaminhamento de denúncias de violações de direitos em postos instalados nos circuitos dos grandes eventos. No Carnaval de Salvador, os pontos focais são instalados na sede do Procon e no circuito Barra/Ondina.
Fonte: Ascom/SJDH

janeiro 23, 2026Primeiro Zoo noturno do ano acontece na próxima terça-feira (27) - Leia Mais...
dezembro 20, 2025Reforma tributária: veja o que muda com o projeto aprovado... - Leia Mais...
janeiro 30, 2026Não selecionados no Sisu têm até segunda para aderir à... - Leia Mais...
janeiro 10, 2026Flamengo toma decisão sobre disputa com Palmeiras por Thiago Almada,... - Leia Mais...
janeiro 8, 2026Fiscalização do Procon-BA autua sete supermercados em Camaçari - Leia Mais...
novembro 28, 2025Camerata Quadro Solar apresenta repertório especial que inclui canções natalinas... - Leia Mais...
janeiro 30, 2026Dia da Saudade: Frases e mensagens emocionantes para quem está... - Leia Mais...
dezembro 10, 2025Sessão Especial na Alba celebra 20 anos do SUAS e... - Leia Mais...
dezembro 4, 2025Facções criminosas no RJ controlam a vida de 4 milhões... - Leia Mais...
janeiro 12, 2026Novo Pedro Calmon reforça educação em tempo integral e amplia... - Leia Mais...
dezembro 11, 2025Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a... - Leia Mais...
dezembro 23, 2025Bap destaca ponto em que Corinthians supera o Flamengo e... - Leia Mais...















