Reforços, SAF, Guilherme sem clima e futuro de Brazão: Marcelo Teixeira passa a limpo 2026 do Santos à ESPN
Depois de brigar para não cair para a Série B do Brasileirão, o Santos ainda encerrou o ano com uma vaga na CONMEBOL Sul-Americana e agora já se planeja para 2026.
Em entrevista exclusiva à ESPN, Marcelo Teixeira, presidente do Peixe, passou a limpo a temporada do clube e detalhou diversos assuntos de bastidores, que vão desde de a chegada de reforços até a possível criação de uma SAF.
Sincero, o mandatário manteve os pés no chão em relação a negociações e afirmou que as contratações para o próximo ano serão pontuais.
“É uma temporada atípica. São crises e questão financeira que sempre atrapalha. Não temos que lamentar, temos que buscar soluções. Almejamos quatro competições para 2026 e alcançamos. Não temos que comemorar, temos que rever conceitos, avaliar o que foi feito de positivo e corrigir o que erramos. Tínhamos como meta diminuir a folha salarial e de forma responsável manter o grupo. Queremos fazer contratações pontuais para que o grupo se fortaleça. O calendário vai exigir do Santos uma mescla com jogadores da base”, declarou.
”A folha do Santos é alta para os padrões, mas era inevitável. Tínhamos um acordo com o plantel de reduzir os salários em 2024 e aumentar em 2025. Temos carências em algumas posições”, completou.
Um dos setores que precisará ser reposto é o ataque, já que Guilherme está de malas prontas para defender o Houston Dynamo, dos Estados Unidos. O atacante atuou por duas temporadas no Peixe, mas nunca chegou a cair nas graças da torcida e está a uma assinatura de se tornar jogador do clube americano. Para Marcelo Teixeira, o jogador já não tinha mais clima para seguir na Vila Belmiro.
”Caso se concretize a negociação do Guilherme, que foi fundamental, mas vinha em um desgaste grande com a torcida. Eu, como presidente, falei com ele. Ele chegou a falar que não jogava mais porque não suportava mais a pressão. De fato é uma pressão normal, porque o Santos nas últimas cinco temporadas flertou com o rebaixamentos e péssimos resultados, mas não podemos fugir do momento do clube”, disse.
”Hoje já se fala da obrigatoriedade de um título. Mas sabemos que são fases, processos. Entendemos esse anseio da torcida. Guilherme não tem mais condições de ficar, o clube está fazendo a melhor negociação possível”, seguiu.
A nova arena e a SAF
O Santos está perto de assinar o contrato final para a construção de seu novo estádio. Enquanto a Vila Belmiro estiver fechada para obras, que devem começar apenas no meio do ano que vem, o Peixe tem como prioridade atuar na capital paulista.
De acordo com Teixeira, tanto o projeto de sua nova arena, quanto o de criação de uma SAF, estão sendo tratados internamente e, em breve, devem ser divulgados para os torcedores.
“A prioridade é jogar na capital. Temos portas abertas no Morumbis e abrimos a Vila para o São Paulo. Assim como também temos bom diálogo com o Palmeiras e com o Corinthians. Portas abertas para realizar jogos, assim como no Pacaembu. Em relação à arena, o trabalho continua, tanto de arena quanto de SAF. Os dois assuntos estão bem evoluídos. Em breve queremos fazer a divulgação. Temos sigilo, mas está evoluindo. Não será nem o presidente nem a diretoria que decidirá isso, será o conselho”, pontuou.
O futuro de Brazão
Um dos líderes do elenco do Santos nos últimos anos, Gabriel Brazão tem sido sondado por clubes dentro e fora do país. Entre eles, o Flamengo, que prepara uma nova investida pelo goleiro.
O contrato de Brazão com o Peixe é válido até dezembro de 2028, e Marcelo Teixeira está otimista na permanência do arqueiro.
“A gente sabe que no processo de renovação, vieram jogadores muito jovens e com grande potencial, que conseguiram mostrar seus talentos. Os empresários gostam de colocar os atletas nas vitrines. O Santos está seguro, os contratos estão resguardados, são a espinha dorsal do Santos. Temos que respeitar a vontade do jogador, mas o Brazão já manifestou que está satisfeito no Santos”, afirmou.
Neymar fica no Santos?
O Santos confia na permanência de Neymar até pelo menos a Copa do Mundo de 2026. Ao menos é o que garante Marcelo Teixeira.
O astro tem contrato até o fim de dezembro e vive dias de incerteza sobre o futuro.
“O projeto do Neymar é um projeto para a Copa do Mundo do ano que vem. A conversa sempre foi essa. Ele poderia ir para qualquer lugar e quis vir para o Santos, sua casa. Talvez imaginávamos aproveitar mais ele no primeiro semestre e não conseguimos, mas não é culpa de ninguém. Ele termina a temporada de uma forma melhor, foi decisivo. A participação do Neymar continua sendo importante, fora de campo e dentro dele. O diálogo permanece. Estamos avaliando os números e estendendo esses valores. Tenho expectativa positiva de que chegaremos a um denominador comum para a permanência dele”, declarou.
“Isso é uma decisão mais do Neymar do que do Santos. O que temos é a vontade dele permanecer, de ficar. Deixamos esse prazo para que ele pudesse viajar com a família. Ele está conversando com o pai, com a família. Não há um prazo definido, mas estamos em um diálogo forte e bom. Eu acredito (que ele fica)”, completou.
Gabigol é descartado
Por fim, Marcelo Teixeira jogou um balde de água fria nos torcedores que esperavam ver Gabigol de volta ao Santos em 2026.
No início da semana, a ESPN trouxe que o Peixe tinha interesse no retorno do atacante, mas a questão financeira era o principal obstáculo. O clube não estaria disposto a investir para tirar Gabigol do Cruzeiro – o contrato entre as partes vai até 2028.
“A prioridade era a vinda dele, antes do Neymar. Era importante para o Santos contar com ele. Fizemos uma proposta ousada, de mercado. Ele escolheu o Cruzeiro para disputar mais competições. Hoje é uma outra realidade”, afirmou Teixeira.
“Ele é um bom jogador, identificado com o Santos. Mas a prioridade de investimento não é a mesma. Quando você abre uma conversa e você nota que a pretensão continua sendo em um nível maior, o Santos não tem condições. Não há como prosseguir com a negociação. Poderíamos fazer uma proposta em uma realidade financeira de hoje”, completou.
2:18
Marcelo Teixeira admite proposta ‘ousada’ por Gabigol e é realista sobre chances de retorno do artilheiro ao Santos
Presidente do Santos concedeu entrevista exclusiva à ESPN
Créditos Autor:
Créditos Imagens: Reprodução Internet

janeiro 25, 2026Torre Palace, em Brasília, é implodido após anos de abandono;... - Leia Mais...
janeiro 29, 2026Juros para famílias sobem para 60,1% ao ano em 2025 - Leia Mais...
novembro 24, 2025COM ALTA DE 39%, ITABUNA FATURA R$ 4,2 MILHÕES DO... - Leia Mais...
janeiro 8, 2026Jogador do Flamengo, Carrascal vai virar nome de estádio - Leia Mais...
janeiro 27, 2026BTCA apresenta espetáculo infanto-juvenil “Você Sabia?”, no Sesc Pelourinho - Leia Mais...
dezembro 13, 2025Governo do Estado reforça segurança, infraestrutura e lança Operação Verão... - Leia Mais...
dezembro 8, 2025Vagas na Libertadores, Sul-Americana, rebaixamento: como ficou a tabela do... - Leia Mais...
janeiro 5, 2026Uesb abre seleção para Especialização em Políticas Públicas em formato... - Leia Mais...
dezembro 22, 2025INSS altera atendimento no Natal e no Ano Novo - Leia Mais...
janeiro 8, 2026Lula: democracia é obra em construção e deve ser zelada... - Leia Mais...
janeiro 8, 2026Força Nacional aumentará efetivo de agentes na fronteira do Brasil... - Leia Mais...
janeiro 28, 2026São Paulo x Flamengo – Comente o jogo aqui! - Leia Mais...















