Natal Musical: coral do Neojiba encanta o público da Estação Rodoviária do Metrô | SECOM
Nesta segunda-feira (15), quem passou pela Estação Rodoviária do Metrô, em Salvador, foi surpreendido por uma apresentação especial do Coro Infantojuvenil dos Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia (Neojiba), formado por 50 cantores na faixa etária de 13 a 20 anos. O repertório, composto por 15 canções de compositores baianos e natalinas, celebra a chegada do fim de ano.
O estudante Gerônimo Santos deu uma pausa no agito da jornada para acompanhar a apresentação. “Passar por aqui e ver esse coral cantando e não parar é quase impossível. Trazer esse momento de acalanto dá uma massagenzinha boa na alma”, considerou.
A ação faz parte do projeto Natal Musical do Neojiba, que conta com o apoio do Governo do Estado e busca aproximar a arte e a música da rotina das pessoas, ocupando espaços públicos com cultura e entretenimento. Em meio a embarques e desembarques, passageiros pararam, gravaram vídeos, sorriram e se emocionaram com a harmonia das vozes que integram o programa.
Esta foi a primeira vez que a soprano Sophia Agnes, de 15 anos, realizou uma apresentação deste tipo. Ela, que está no Neojiba desde 2022, ficou emocionada com a receptividade do público. “Foi algo mágico, eu não esperava que as pessoas, na correria do dia a dia, parassem para prestigiar o que a gente estava fazendo. Ver as pessoas dançando, curtindo, foi muito prazeroso para a gente, enquanto cantor”, afirmou.
Experiência inédita também para o coordenador pedagógico do Neojiba, Joílson Cerqueira. “A gente nunca fez uma apresentação com tanta gente. É um aprendizado muito grande. Estamos muito felizes em poder estar aqui, apresentando, e as pessoas poderem conhecer um pouco mais sobre o coro”, destacou o coordenador.
A apresentação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e o Instituto Motiva do Metrô Bahia, reforçando a proposta de transformar espaços urbanos em palcos de manifestações culturais e ampliar o acesso da população à arte.
O chefe de gabinete da SJDH, Raimundo Nascimento, enfatizou: “é um programa prioritário do Governo do Estado, uma mostra do que é a alegria, a satisfação, a inclusão de adolescentes, jovens e crianças pela música”. Criado em 2007, o Neojiba é mantido pela SJDH e reconhecido por promover inclusão social e oportunidades de desenvolvimento por meio da música coletiva.
Atualmente, a iniciativa atende mais de 2.360 integrantes diretos em seus 13 núcleos em Salvador, Região Metropolitana e interior do estado, e, beneficia mais de seis mil pessoas de forma indireta em ações de parcerias, mostrando que a música também pode ser um caminho de transformação — inclusive no meio da estação, no ritmo da cidade.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

dezembro 3, 2025Escolas do Norte e Nordeste terão R$ 53 milhões para... - Leia Mais...
dezembro 30, 2025Flamengo quer participar das eleições em Brasília - Leia Mais...
janeiro 19, 2026Faturamento da indústria sobe, mas emprego cai pelo terceiro mês - Leia Mais...
fevereiro 1, 2026APOSTA DA BAHIA “BATE NA TRAVE” E PRÊMIO DA MEGA-SENA... - Leia Mais...
janeiro 7, 2026Master: tribunal analisa recurso do Banco Central sobre inspeção - Leia Mais...
janeiro 13, 2026Secretaria da Segurança Pública monta esquema especial para a Lavagem... - Leia Mais...
dezembro 29, 2025José Boto afirma que Brasileirão só crescerá sem grama sintética - Leia Mais...
dezembro 20, 2025Santa Cruz vira SAF e revela sonho: “Bater com o... - Leia Mais...
dezembro 15, 2025A postagem de Gabigol após errar pênalti que colocaria Cruzeiro... - Leia Mais...
novembro 24, 2025Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento - Leia Mais...
janeiro 12, 2026Solidariedade: mais de 56,4 milhões de notas fiscais foram compartilhadas... - Leia Mais...
janeiro 25, 2026Botafogo vence o Bangu sem sustos e mantém liderança de... - Leia Mais...















