Governo diz que conectará 100% das escolas até fim de 2026
O governo federal pretende antecipar algumas das metas previstas em edital, visando a universalização da telefonia móvel. A expectativa é que, no caso das escolas públicas, 100% tenham acesso à internet até o final de 2026, informou, nesta terça-feira (2), o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido, em Brasília, pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Segundo o ministro, a conexão de todas escolas públicas é uma prioridade do governo por entender a importância disso para o desenvolvimento educacional de jovens e crianças. “Com relação à banda larga nas escolas, 100% das escolas públicas estarão conectadas até final de 2026, com tecnologia através de fibra ótica ou de soluções de satélite”, disse Siqueira Filho.
“Isso é um compromisso nosso”, completou, referindo-se às escolas cadastradas no Ministério da Educação que estão recebendo recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Com relação à expansão da internet de quinta geração (5G), Siqueira Filho disse que, recentemente, a cobertura ultrapassou 64%, resultado que fica acima dos 57%previstos para 2027 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Tecnologia
“A gente tem mais de duas mil cidades com essa nova tecnologia. A ideia é que, cada vez mais, possamos ampliar essa tecnologia para mais municípios para atender essa população. Então, além do 5G, a gente também está concluindo as implantações do 4G nas zonas rurais e nos distritos do nosso Brasil”, disse.
O ministro afirmou, ainda, que a definição das cidades que receberão o serviço é estabelecida em função do tamanho da população. “Primeiro foi para os grandes centros das capitais. Agora, são as periferias”, avaliou.
“Em 2025, vamos conectar 1,5 mil localidades em distritos na zona rural com essa tecnologia para viabilizar a conectividade móvel para essa população. E no 5G, nos grandes centros, a gente já atendeu 67% do território previsto no edital”, complementou.
O governo pretende lançar, em janeiro próximo, um novo leilão para a faixa dos 700 MHz. “Isso vai dar ainda mais capilaridade com novas empresas ampliando a cobertura. O novo leilão contempla localidades acima de 600 habitantes, com a tecnologia 5G móvel. Essa é a nossa meta”, finalizou.

novembro 24, 2025“Operação Eidolon” é deflagrada contra grupo empresarial que sonegou mais... - Leia Mais...
dezembro 31, 2025Jornal espanhol chama lateral do Santos de ‘novo Marcelo’ e... - Leia Mais...
dezembro 17, 2025Operação é deflagrada contra grupo envolvido em fraudes fiscais no... - Leia Mais...
dezembro 19, 2025Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a... - Leia Mais...
janeiro 2, 2026Flamengo estuda aumentar proposta ao Cruzeiro por Kaio Jorge - Leia Mais...
janeiro 22, 2026Desconto de 15% para quem antecipar o IPVA na Bahia... - Leia Mais...
janeiro 23, 2026BC: diretor nega ter recomendado compra de carteiras do Master... - Leia Mais...
dezembro 9, 2025PEC: relator quer proibir bloqueio de verbas para área da... - Leia Mais...
janeiro 22, 2026Espada, carros e iPhone: veja como participar de novo leilão... - Leia Mais...
janeiro 9, 2026Estudantes e oficineiros têm até essa sexta (9) para se... - Leia Mais...
novembro 27, 2025CMN amplia em R$ 3,1 bi limite de crédito de... - Leia Mais...
dezembro 16, 2025Enel cumpriu só 11% de plano anual de podas de... - Leia Mais...















