Estudantes e oficineiros têm até essa sexta (9) para se inscreverem no Projeto Férias na Escola
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
O prazo para cadastro dos oficineiros e estudantes interessados em atuar no Projeto Férias na Escola, da rede estadual de ensino, se encerra nesta sexta-feira (9). A etapa é obrigatória e garante a participação na iniciativa que movimentará escolas e comunidades em toda a Bahia, durante o recesso escolar, no período de 12 a 30 de janeiro. Até o final dessa quinta-feira (8), cerca de 20 mil estudantes de 866 unidades escolares e 4.241 comunidades (moradores do entorno das unidades) de 370 municípios baianos já tinham sido inscritos no projeto.
Os oficineiros cadastrados devem comparecer presencialmente à unidade escolar onde pretendem ministrar as atividades munidos da documentação exigida: RG, CPF, comprovante de residência e certidão de antecedentes criminais atualizada. É necessário, ainda, apresentar a comprovação de capacidade técnica para ministrar a oficina, que pode ser emitida por associações ou entidades representativas, especialmente em atividades como capoeira, futsal e outras práticas esportivas e culturais. Caso o oficineiro possua vínculo empregatício, também deve apresentar um atestado que comprove o turno de atuação, além de assinar, em duas vias, o termo de compromisso e o formulário de inscrição.
Ao longo do projeto, as escolas vão oferecer experiências em arte, cultura, esporte, lazer, saúde e bem-estar. Conduzidas por voluntários, as oficinas visam estimular o protagonismo juvenil e a participação comunitária, com foco no diálogo com diferentes linguagens, como cultura corporal, tecnologia e comunicação, além de práticas identitárias, a exemplo do Projeto Capoeira das Escolas. Os horários das oficinas serão divulgados posteriormente.
Durante o Férias na Escola, os estudantes participantes vão contar com refeições diárias, garantindo segurança alimentar e permanência nas ações. Os interessados nas oficinas devem procurar a escola onde estudam para a realização da sua inscrição. Caso esteja fora de sua cidade de origem, poderá se inscrever na escola estadual da cidade onde está passando as férias. Para isso, basta se identificar como aluno da rede estadual. Estudantes do 9º ano das escolas municipais também poderão se inscrever nas oficinas das escolas estaduais.
Criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o Projeto Férias na Escola abre as portas das unidades escolares que se cadastraram no Sistema de Acompanhamento de Gestão (SAG), durante as férias letivas, para receber estudantes da rede estadual e pessoas da comunidade local. Regulamentada pela Portaria nº 83/2024 e integrada à ação Educa Mais Bahia, a iniciativa aposta na escola como espaço de convivência, no fortalecimento de vínculos e na valorização dos saberes do território.

janeiro 16, 2026Metrô Bahia tem operação especial para a Mica Lauro - Leia Mais...
janeiro 14, 2026Avaliação da Capes confirma avanço da pós-graduação na Uesb |... - Leia Mais...
janeiro 23, 2026CNU 2025: resultado e espelho de discursiva são divulgados hoje - Leia Mais...
janeiro 19, 2026Memphis Depay joga a Supercopa contra o Flamengo? Dorival Júnior... - Leia Mais...
dezembro 26, 2025Negociação por Vitão trava entre Internacional e Cruzeiro; Flamengo tem... - Leia Mais...
dezembro 23, 2025Flamengo faz proposta inusitada ao Internacional por Vitão - Leia Mais...
janeiro 14, 2026Em novembro, a produção industrial baiana cresceu 0,9% - Leia Mais...
janeiro 13, 2026Lula cria comitê gestor e lança plataforma da reforma tributária - Leia Mais...
janeiro 24, 2026Sefaz-BA disponibiliza bilhetes para sorteio de janeiro da Nota Premiada... - Leia Mais...
janeiro 20, 2026Setur-BA reforça promoção das 13 zonas turísticas da Bahia na... - Leia Mais...
janeiro 4, 2026Procon-BA intensifica ações preventivas e notifica distribuidoras após detecção de... - Leia Mais...
janeiro 9, 2026Verão aumenta produtividade agropecuária na Bahia com monitoramento e tecnologia - Leia Mais...















