Estudantes do Subúrbio Ferroviário criam sabão sustentável de óleo vegetal
Foto: Gabriel Pinheiro/ Ascom Secti
Os riscos do descarte incorreto de óleo vegetal podem causar sérios danos ao meio ambiente. Estima-se que apenas 1 litro de óleo possa contaminar 20 a 25 mil litros de água, por exemplo. Na tentativa de buscar uma solução para minimizar esse problema, os estudantes Ana Laísa, Antony Silva e William Nascimento, do Colégio Estadual Dr. Aílton Pinto de Andrade, em Salvador, orientados pelo professor Aldemir Santos, criaram um sabão sustentável a partir do óleo que seria descartado.
A ideia, que surgiu em sala de aula, foi batizada como Sabão Lobão em homenagem a um fato histórico. “O Lobão surgiu da criatividade, consciência ambiental e responsabilidade coletiva, além de ser uma homenagem ao bairro, pois o poço de petróleo perfurado no Lobato é considerado o primeiro do Brasil, tornando-se um símbolo de inovação e pioneirismo”, afirma Ana Laísa.
Em fase de testes de laboratório e melhorias pontuais, o produto, segundo seus criadores, se diferencia de outros similares que já existem no mercado. “O Lobão tem um diferencial importante. Sua produção é totalmente sustentável, utilizando óleo de cozinha reciclado. Nosso projeto promove a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da redução do desperdício”, destaca William Nascimento.
O professor Aldemir Santos avalia a educação científica e empreendedora como parte importante da formação estudantil. “No cenário atual, é essencial que o cidadão esteja atento às oportunidades e preparado para lidar com a concorrência no mundo dos negócios, consolidando uma formação integral que une ciência, inovação e espírito empreendedor”.
Destaque no Bahia Tech Experience (BTX), maior evento de inovação do estado, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Sebrae Bahia, a iniciativa tem apoio da comunidade do Lobato, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio da professora Débora Santana, além de ter coorientação das professoras Barbara Ane e Camila Souza.
Bahia Faz Ciência
A Secti estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br
Fonte: Ascom/Secti

dezembro 3, 2025Escolas do Norte e Nordeste terão R$ 53 milhões para... - Leia Mais...
dezembro 30, 2025Flamengo quer participar das eleições em Brasília - Leia Mais...
janeiro 19, 2026Faturamento da indústria sobe, mas emprego cai pelo terceiro mês - Leia Mais...
fevereiro 1, 2026APOSTA DA BAHIA “BATE NA TRAVE” E PRÊMIO DA MEGA-SENA... - Leia Mais...
janeiro 7, 2026Master: tribunal analisa recurso do Banco Central sobre inspeção - Leia Mais...
janeiro 13, 2026Secretaria da Segurança Pública monta esquema especial para a Lavagem... - Leia Mais...
dezembro 29, 2025José Boto afirma que Brasileirão só crescerá sem grama sintética - Leia Mais...
dezembro 20, 2025Ex-Flamengo, Vini Jr é destaque em vitória do Real Madrid... - Leia Mais...
dezembro 15, 2025Governador se reúne com representantes da Cooperfarms e discute projeto... - Leia Mais...
novembro 24, 2025Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento - Leia Mais...
janeiro 12, 2026Solidariedade: mais de 56,4 milhões de notas fiscais foram compartilhadas... - Leia Mais...
janeiro 25, 2026Botafogo vence o Bangu sem sustos e mantém liderança de... - Leia Mais...















