Dia D da campanha de doação da Sudesb e da Hemoba para meio esportivo baiano acontece no Estádio de Pituaçu
Fotos: João Ubaldo- Ascom/Sudesb
Nesta quarta-feira (28), a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promovem a campanha de coleta de sangue “Esporte Solidário: Doando Vida no Verão”, com atletas baianos, alunos de projetos sociais e público em geral, em parceria com as federações esportivas. O Hemóvel estará no estacionamento do Estádio de Pituaçu, portão norte 2, em Salvador, das 8h às 17h.
Com o intuito de abastecer os estoques do banco de sangue da Hemoba no período do verão, quando há a necessidade por sangue nas cidades que recebem festas e festivais, a ação é voltada prioritariamente para o meio esportivo, mas também aberta ao público geral; e marca a segunda edição da campanha que também aconteceu no início de 2024.
Como parte da ação e visando atender, principalmente, os moradores da Cidade Baixa e alunos do projeto Núcleos de Esportes de Lutas e Combate no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no largo de Roma, a doação acontece também na unidade da Hemoba no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), das 7h10 às 11h30; e das 13h às 16h. O código da ação da Sudesb é 0270 – Esporte solidário: Doando Vida.
Condições para doar – Podem doar pessoas com idade entre 17 e 69 anos e peso mínimo de 50kg. Os candidatos com 69 anos só podem doar se a primeira doação feita aconteceu antes dos 60 anos. Menores de idade (16/17 anos) devem estar acompanhados por responsáveis. No momento do atendimento nas unidades, os interessados precisam apresentar um documento oficial com foto e passar por uma triagem clínica e hematológica, por meio de uma entrevista sobre sua saúde, viagens recentes e o uso de medicações; uma avaliação da temperatura, pulso e pressão arterial; e uma coleta pequena de amostra do sangue para teste de anemia.
O candidato precisa estar alimentado, evitando itens gordurosos nas quatro horas anteriores à doação; descansado e em boas condições de saúde. No dia da doação, o voluntário também não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e fumado por pelo menos duas horas antes da coleta de sangue. Para o público esportivo, a Hemoba também orienta que atletas e demais doadores não realizem atividade física imediatamente antes da doação e após cerca de 12 horas da coleta, especialmente com o braço utilizado para coleta.
A unidade móvel da Hemoba tem capacidade de atender, simultaneamente, até quatro candidatos, A estrutura organizada para receber o público terá áreas cobertas e atuação conjunta entre os órgãos envolvidos, garantindo conforto, segurança e orientações ao público. O atendimento ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17h.

novembro 29, 2025Quem era ‘Ferrugem’, integrante da cúpula do PCC morto em... - Leia Mais...
dezembro 19, 2025‘Amo o Zico, mas…’: campeão com Galinho no Flamengo, Edinho... - Leia Mais...
janeiro 13, 2026Lula cria comitê gestor e lança plataforma da reforma tributária - Leia Mais...
dezembro 8, 2025Presidente do Flamengo faz promessa ousada aos torcedores - Leia Mais...
janeiro 30, 2026Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro - Leia Mais...
dezembro 12, 2025SEC publica portaria com cronograma de matrícula para o ano... - Leia Mais...
janeiro 8, 2026Parceria entre Estado e Consórcios Públicos intermunicipais amplia oportunidades para... - Leia Mais...
janeiro 4, 2026Arrascaeta e mais 4 do Flamengo estão no ranking de... - Leia Mais...
janeiro 26, 2026Última semana para envio de artigos sobre segurança alimentar e... - Leia Mais...
novembro 29, 2025Saiba tudo sobre Flamengo x Palmeiras, pela final da Libertadores - Leia Mais...
dezembro 10, 2025CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2026 - Leia Mais...
janeiro 19, 2026Por que astro dos Pistons ‘ama’ competir contra os Celtics... - Leia Mais...















