Com fuga de Ramagem, Motta proíbe deputados de votarem do exterior
Com a fuga do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) para os Estados Unidos (EUA), o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), proibiu que parlamentares votem pelo sistema eletrônico da Casa se estiverem no exterior. A exceção será para deputados em missão oficial autorizada.
Em decisão publicada no Diário Oficial da Câmara, Motta acolheu integralmente o parecer da Secretaria-Geral da Mesa da Casa legislativa. O parecer avaliou que parlamentar fora do território nacional não pode votar, ainda que esteja amparado por atestado médico.
“Não há possibilidade regimental de o Deputado Federal registrar presença ou votar por meio do aplicativo Infoleg enquanto estiver fora do território nacional, visto que não se encontra em missão oficial autorizada”, diz o parecer assinado pelo secretário-geral da Mesa, Lucas Ribeiro Almeida Júnior.
O deputado federal Alexandre Ramagem, que fugiu do país para escapar da prisão por participação na trama golpista, tinha conseguido votar no Projeto de Lei (PL) Antifacção do exterior pelo aplicativo Infoleg. A Câmara analisa se cancela, ou não, o voto do parlamentar.
Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter participação na trama golpista que pretendeu anular as eleições presidenciais de 2022 para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no Poder. O deputado era na época diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele sempre negou as acusações.
Em função da condenação, o STF determinou, nessa terça-feira (25), em ofício enviado à Mesa Diretora da Casa, que a Câmara deve declarar a perda do mandato de Ramagem, que já teve a execução da pena determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Fuga
Ramagem está foragido em Miami, nos Estados Unidos. Durante a investigação, o parlamentar foi proibido pelo ministro Alexandre de Moraes de sair do país e teve que entregar todos os passaportes nacionais e estrangeiros.
Após a descoberta da fuga, a Câmara informou que a Casa não foi comunicada sobre o afastamento do deputado do território nacional nem autorizou nenhuma missão oficial de Ramagem no exterior.
A Casa também informou que o parlamentar apresentou atestados médicos que abrangem os períodos entre 9 de setembro e 8 de outubro e 13 de outubro a 12 de dezembro.
Confira as informações do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

janeiro 22, 2026Programa Água Doce fortalece gestão comunitária da água em capacitação... - Leia Mais...
novembro 28, 2025Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem 9ª parcela - Leia Mais...
novembro 27, 2025Governo da Bahia vai apoiar a publicação de mais de... - Leia Mais...
dezembro 5, 2025Enem: saem gabaritos do 1º dia de prova em Belém - Leia Mais...
dezembro 21, 2025Doncic se machuca, LeBron faz 36 pontos, mas Clippers vencem... - Leia Mais...
janeiro 12, 2026Lula determina apuração de falhas da Enel em São Paulo - Leia Mais...
dezembro 28, 2025Italiano AO VIVO: siga Milan x Hellas Verona em tempo... - Leia Mais...
janeiro 20, 2026João Fonseca AO VIVO: o brasileiro estreia no Australian Open... - Leia Mais...
janeiro 16, 2026Lula e Ursula destacam que acordo Mercosul-UE beneficiará a todos - Leia Mais...
dezembro 4, 2025Governo do Estado amplia serviços e fortalece cuidado integral para... - Leia Mais...
dezembro 17, 2025Câmara aprova redução de benefícios fiscais; projeto vai ao Senado - Leia Mais...
dezembro 16, 2025Edital para o Carnaval 2026 tem inscrições prorrogadas até esta... - Leia Mais...















