Atletas reveladas pelo projeto Natação em Rede disputam de Campeonato Brasileiro de Nado Artístico pela primeira vez
Foto: Maurício Viana/Sudesb
Não faz um ano que jovens meninas do nado artístico não sabiam nadar e, agora, disputam sua primeira competição nacional: o Campeonato Brasileiro Infantil e Juvenil de Nado Artístico 2025. Após terem sido reveladas pelo projeto Natação em Rede, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), as nadadoras disputam em Curitiba, Paraná, nesta semana, por meio da concessão de passagens aéreas do Governo do Estado.
O torneio começou nesta quarta-feira (10), e segue até domingo (14). No entanto, a delegação baiana, composta de oito nomes (seis atletas, um auxiliar e uma técnica), estreia nas águas nesta quinta-feira (11). Além das novatas que farão sua estreia, o grupo também conta com nomes mais experientes. Elas são parte da equipe Sincro Bahia e treinam na Piscina Olímpica da Bahia, equipamento da Sudesb, na Av. Bonocô, em Salvador.
As novatas participam da equipe infantil principiante, que é uma categoria para quem participa das competições pelos primeiros dois anos, ou seja, uma categoria à parte, com premiação à parte. A técnica da equipe Maria Helena fala sobre a expectativa para esse grupo. “São meninas que vieram do Natação em Rede. A maioria delas não sabia nem nadar há um ano e hoje participam de um campeonato brasileiro, o que é uma grande vitória. É a primeira participação delas e temos expectativa de pegar um pódio ou dois”.
Já o grupo das atletas juvenis possui mais experiência e um histórico que já inclui conquistas. A técnica do grupo vê a participação da delegação como uma oportunidade das atletas encontrarem outras das melhores do país e se sentirem parte disso, o que é positivo como reforço para o esforço já realizado. “É algo fundamental pra permanência delas, para motivação, ter vontade de crescer, evoluir. Sem dúvida, esse apoio da Sudesb é fundamental, porque sem esse apoio elas não estariam aqui”, comenta.
Outros nomes do esporte aquático também foram beneficiados pelo apoio de transporte da Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Um grupo de 22 atletas recebeu apoio de transporte do município de Porto Seguro para Salvador para disputar o Troféu Walter Junior Pré-Mirim a Sênior, que acontece nesta sexta-feira (12), e sábado (13), na Piscina Olímpica da Bahia.
Vôlei de praia – Ainda de olho no fomento ao esporte, atletas da Bahia participam da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-17 2025, em Saquarema, no Rio de Janeiro. O torneio começa nesta quinta-feira (11), e segue até domingo (14), e os representantes do estado viajaram com passagens aéreas concedidas pelo Governo do Estado. Ao todo, a delegação é composta por dois nomes pra comissão técnica e três atletas.
Os atletas Suane Lima, Evenilson dos Santos e Lukas Neves fazem parte da Seleção Baiana de Base de Vôlei de Praia da categoria sub-17 e estão ranqueados nas primeiras colocações do circuito baiano deste ano.
Xadrez – O presidente da Federação Bahiana de Xadrez (FBX), Luciano Zallio, vai participar do Campeonato Brasileiro de Xadrez Absoluto 2025, em Navegantes, Santa Catarina, entre os dias 14 e 21 de dezembro. Além do título nacional e prêmio em dinheiro, o torneio vai definir três atletas para representar o país nas Olimpíadas de Xadrez 2026 (competição específica da modalidade).
Luciano, que é o enxadrista baiano melhor ranqueado, além de presidir a federação estadual, celebra o apoio da Sudesb e a importância de participar de uma competição deste calibre. “Esse suporte faz toda a diferença, porque garante as condições necessárias para que eu possa viajar e representar o nosso estado. Minhas expectativas são as melhores possíveis. É uma competição que reúne os jogadores mais fortes do país e, por isso, exige preparação, foco e muita determinação. Participar do brasileiro é sempre especial, porque é uma oportunidade de testar o meu nível contra a elite do xadrez nacional e, ao mesmo tempo, aprender e evoluir”, comenta.
Fonte: Ascom/Sudesb
Fotos: Maurício Viana/Ascom Sudesb e Reprodução/Arquivo Pessoal/Luciano Zallio.

janeiro 22, 2026CMN altera regras do FGC após início de pagamentos do... - Leia Mais...
dezembro 23, 2025Bap destaca ponto em que Corinthians supera o Flamengo e... - Leia Mais...
janeiro 12, 2026Paquetá busca saída para o Flamengo, mas West Ham quer... - Leia Mais...
janeiro 27, 2026Bap, do Flamengo, manda recado ‘revolucionário’ a Conmebol - Leia Mais...
dezembro 27, 2025Lancha explode em Angra dos Reis e deixa 5 feridos;... - Leia Mais...
janeiro 16, 2026Brenner: Vasco acerta contratação de atacante da Udinese - Leia Mais...
dezembro 4, 2025Inema emite alerta para chuvas fortes e risco de temporais... - Leia Mais...
janeiro 21, 2026Fim da escala 6×1 deve aumentar produtividade, diz Boulos - Leia Mais...
janeiro 28, 2026“Divididos, somos frágeis”, diz Lula ao defender integração na AL - Leia Mais...
dezembro 22, 2025Tem vaga no Flamengo? Time espanhol coloca meia no mercado - Leia Mais...
janeiro 8, 2026SPM visita Fábrica Cultural e discute parceria para fortalecimento da... - Leia Mais...
dezembro 3, 2025Senado: substitutivo do Antifacção prevê R$ 30 bi por ano... - Leia Mais...















