Acordo firmado entre MPBA e Sudesb prevê retomada gradual do público no Estádio Pituaçu | SECOM
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) firmaram nesta terça-feira (9), acordos para viabilizar a retomada gradual do público no Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu). Os acordos foram assinados pelos promotores de Justiça Saulo Mattos e Fernanda Pataro, além do procurador-geral de Justiça Pedro Maia e do secretário estadual do Esporte, Augusto Vasconcelos. A próxima etapa para a retomada da torcida em Pituaçu passa agora por medidas administrativas na Prefeitura de Salvador.
O chefe do MPBA, Pedro Maia, ressaltou a relevância dos acordos que simbolizam soluções construídas por meio do diálogo entre os órgãos, que trataram de “questões estruturais complexas, que careciam de um processo amadurecido”. “O MP fica muito feliz em contribuir para que o Estádio de Pituaçu possa voltar a ser utilizado e servir à sociedade”, registrou ele. Os acordos foram mediados pelo Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor), com participação dos promotores de Justiça Saulo Mattos e Fernanda Pataro.
Quarta-feira (10), a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) publica a Portaria n 67/2021 para estabelecer a capacidade formal do Estádio de Pituaçu em até 18 mil espectadores. A medida irá assegurar a conformidade do equipamento público ao disposto na Lei Geral do Esporte. Para o secretário Augusto Vasconcelos este é “um passo importante para que o estádio possa receber novamente o público das competições”. O acordo é “histórico” e o MPBA “teve um papel crucial para que nos pudéssemos alcançar esse desfecho positivo para a sociedade”, afirmou ele. O promotor de Justiça Saulo Mattos assinalou que o acordo é resultado de uma “construção coletiva baseada no diálogo interinstitucional, elaborado com responsabilidade com vistas à retomada do público em Pituaçu, do torcedor, da família, com segurança e conforto”.
Outro acordo tratou da repactuação de compromissos assumidos pela Sudesb com o Ministério Público com relação a adequações estruturais do equipamento. Além disso, será mantida uma rotina de inspeção e de manutenção preventiva dos alambrados, que passarão pelos reparos que se mostrarem necessários antes da realização de eventos esportivos ou culturais de grande público. Para a promotora de Justiça Fernanda Pataro, “o acordo representa um avanço para que o estádio volte a funcionar em sua plenitude”. No acordo, disse ela, “está resguardada a segurança do torcedor, que poderá retornar, paulatinamente, ao estádio para poder curtir os jogos”.
Fonte: Ascom/MPBA

janeiro 22, 2026CMN altera regras do FGC após início de pagamentos do... - Leia Mais...
dezembro 23, 2025Bap destaca ponto em que Corinthians supera o Flamengo e... - Leia Mais...
janeiro 12, 2026Paquetá busca saída para o Flamengo, mas West Ham quer... - Leia Mais...
janeiro 27, 2026Bap, do Flamengo, manda recado ‘revolucionário’ a Conmebol - Leia Mais...
dezembro 27, 2025Lancha explode em Angra dos Reis e deixa 5 feridos;... - Leia Mais...
janeiro 16, 2026Brenner: Vasco acerta contratação de atacante da Udinese - Leia Mais...
dezembro 4, 2025Inema emite alerta para chuvas fortes e risco de temporais... - Leia Mais...
janeiro 21, 2026Fim da escala 6×1 deve aumentar produtividade, diz Boulos - Leia Mais...
janeiro 28, 2026“Divididos, somos frágeis”, diz Lula ao defender integração na AL - Leia Mais...
dezembro 22, 2025Tem vaga no Flamengo? Time espanhol coloca meia no mercado - Leia Mais...
janeiro 8, 2026SPM visita Fábrica Cultural e discute parceria para fortalecimento da... - Leia Mais...
dezembro 3, 2025Senado: substitutivo do Antifacção prevê R$ 30 bi por ano... - Leia Mais...















