Ações de reabilitação do CETAS garante retorno de mais de 15 animais silvestres ao habitat natural
Foto: Marina Sales- Ascom/Sema
Mais de 15 animais silvestres foram devolvidos à natureza pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), unidade gerida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A soltura integra as ações permanentes do Instituto voltadas ao resgate, tratamento, reabilitação e reintegração da fauna silvestre.
A ação envolveu espécies de diferentes grupos da fauna brasileira, como ouriços (preto e cacheiro), uma jibóia, uma iguana, um tamanduá e sariguês de orelha-preta e de orelha-branca. Todos os animais passaram por avaliação veterinária, cuidados clínicos e acompanhamento técnico especializado até estarem plenamente reabilitados e aptos para o retorno seguro ao seu habitat natural.
“A nossa estrela do dia foi um animal que passou pela reabilitação com a gente há um mês, foi recria do nosso órgão e foram resgatados órfãos, foram dois gatinhos do mato, gato do mato pequeno que são endêmicos aqui da nossa região, é uma grande vitória a gente conseguir soltar esses animais porque eles são felinos, carnívoros e eles precisam ter uma habilidade de caçar, de se desenvolver sozinho na natureza e esse foi um trabalho em conjunto com o berçário e com o CETAS, conseguimos então reabilitar dois felinos para voltar para a natureza”, explicou a veterinária do CETAS, Thais Capistrano.
A veterinária também explicou que o Inema faz o cadastro de áreas de soltura de animais silvestres através do formulário que já está no site. “Para isso a pessoa precisa ter uma área conservada com acesso a rio e mata, alimento e outros animais já existentes na região e esse cadastro pode ser feito através do nosso site. Junto com os CETAS, a gente reabilita os animais e leva eles para fazer a soltura nessas áreas já cadastradas. É muito importante essa parceria porque o trabalho de reabilitação só consegue ser finalizado com esse grande evento”, acrescentou.
CETAS
Com unidades em Salvador, Cruz das Almas e um terceiro em fase de construção em Barreiras, o Cetas do Inema realiza o resgate de animais silvestres e recebe os que chegam por meio de entrega voluntária, apreensão oriunda de fiscalização, vítimas de maus-tratos ou de qualquer outra demanda que necessite de atenção especializada para tratamento clínico e soltura à sua área de origem.
Disque Fauna (Resgate) – Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural, andando por rodovias, praças e residências, ou pretende fazer uma entrega voluntária, solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp do Cetas (71) 99661-3998.

janeiro 23, 2026Primeiro Zoo noturno do ano acontece na próxima terça-feira (27) - Leia Mais...
dezembro 20, 2025Reforma tributária: veja o que muda com o projeto aprovado... - Leia Mais...
janeiro 30, 2026Não selecionados no Sisu têm até segunda para aderir à... - Leia Mais...
janeiro 10, 2026Homem que mutilou cavalo vivo é preso em operação contra... - Leia Mais...
janeiro 8, 2026Jogador do Flamengo, Carrascal vai virar nome de estádio - Leia Mais...
novembro 28, 2025Camerata Quadro Solar apresenta repertório especial que inclui canções natalinas... - Leia Mais...
janeiro 30, 2026Dia da Saudade: Frases e mensagens emocionantes para quem está... - Leia Mais...
dezembro 10, 2025Sessão Especial na Alba celebra 20 anos do SUAS e... - Leia Mais...
dezembro 4, 2025Facções criminosas no RJ controlam a vida de 4 milhões... - Leia Mais...
janeiro 12, 2026Hulk: Fluminense recusa ceder percentual de jovens da base para... - Leia Mais...
dezembro 11, 2025Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a... - Leia Mais...
dezembro 23, 2025Bap destaca ponto em que Corinthians supera o Flamengo e... - Leia Mais...















