Anulação de 3 questões do Enem ocorre por “precaução”, diz ministro
O ministro da Educação, Camilo Santana, disse, em entrevista à TV Educativa do Ceará, nesta terça (18), que a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu por precaução e para manter a lisura no concurso. O possível vazamento das perguntas vai ser investigado pela Polícia Federal.
Segundo o ministro, o Enem dispõe de um banco de perguntas e os itens são utilizados em um pré-teste com diferentes grupos de estudantes. “Segundo as informações que eu tenho, uma pessoa que participou desse pré-teste, divulgou e fez essa fala em uma live”.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais cedo, informou que teve relatos de uma possível antecipação de questões similares às do Enem.
Camilo Santana expressou, ainda na entrevista à TV Ceará (TVC), que o Enem foi um sucesso e que candidatos e familiares devem ficar tranquilos com o exame.
“O que ocorreu foi que houve ruídos em rede social. E eu determinei ao Inep, de imediato, quando tomei o conhecimento, que apurasse e tomasse as medidas cabíveis”, disse o ministro.
Santana ressaltou que a anulação leva em conta garantir que nenhum candidato fosse prejudicado. “O Inep anulou, mas continuam valendo todos os outros 87 itens e também a redação”.
As investigações de possíveis fraudes no Enem são de competência da Polícia Federal, porque as provas são serviço federal, de interesse público. O Enem é coordenado pelo Inep, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Confira as informações da TV Brasil sobre o assunto
Pré-teste
Para a elaboração e correção do Enem, o Inep adota um modelo estatístico chamado de Teoria da Resposta ao Item (TRI). A metodologia usa um conjunto de modelos matemáticos e considera a particularidade de cada questão. Por isso, conforme salienta o MEC, os itens são pré-testados com grupos de estudantes antes de fazerem parte da prova. Isso seria necessário para “calibrar” o nível de dificuldade de cada questão que compõem o exame.
Por isso, quem participa de pré-testes tem contato com questões de múltipla escolha que podem vir a compor as provas do Enem em alguma de suas edições. Todos os itens aprovados nos pré-testes passam a compor o Banco Nacional de Itens, que reúne as questões a serem utilizadas para elaborar as edições do exame.
O Inep informa que promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõem o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem.

novembro 24, 2025“Operação Eidolon” é deflagrada contra grupo empresarial que sonegou mais... - Leia Mais...
dezembro 31, 2025Jornal espanhol chama lateral do Santos de ‘novo Marcelo’ e... - Leia Mais...
dezembro 17, 2025Operação é deflagrada contra grupo envolvido em fraudes fiscais no... - Leia Mais...
dezembro 19, 2025Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a... - Leia Mais...
janeiro 2, 2026Flamengo estuda aumentar proposta ao Cruzeiro por Kaio Jorge - Leia Mais...
janeiro 22, 2026Desconto de 15% para quem antecipar o IPVA na Bahia... - Leia Mais...
janeiro 23, 2026BC: diretor nega ter recomendado compra de carteiras do Master... - Leia Mais...
dezembro 9, 2025PEC: relator quer proibir bloqueio de verbas para área da... - Leia Mais...
janeiro 22, 2026Espada, carros e iPhone: veja como participar de novo leilão... - Leia Mais...
janeiro 9, 2026Estudantes e oficineiros têm até essa sexta (9) para se... - Leia Mais...
novembro 27, 2025Bastidores: como declaração de Leila Pereira repercutiu com Abel Ferreira... - Leia Mais...
dezembro 16, 2025Enel cumpriu só 11% de plano anual de podas de... - Leia Mais...















