Concurso de Redação do Jovem Senador 2026 abre inscrições para estudantes da rede estadual
Foto: Divulgação
Estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino já podem se inscrever no Concurso de Redação do Programa Jovem Senador 2026, iniciativa anual do Senado Federal, que visa oferecer uma experiência de imersão no processo legislativo brasileiro para promover a educação política e estimular o exercício da cidadania entre os jovens. As inscrições foram iniciadas nesta segunda-feira (2) e seguem abertas até 17 de abril deste ano e são destinadas a alunos de escolas públicas de todo o país. Com o tema ‘Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável’, o concurso convida os estudantes a refletirem sobre cidadania, responsabilidade digital e convivência democrática. As inscrições e o regulamento estão disponíveis no site A orientação dos organizadores do concurso é que os alunos conversem com suas escolas e participem.
A proposta busca incentivar a educação midiática e combater a desinformação e a propagação do discurso de ódio, principalmente neste ano, quando acontecem as eleições gerais. Para participar, os interessados devem ter, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026. As redações devem ser feitas em ambiente escolar, sob supervisão de um professor orientador, entre os dias 2 de fevereiro e 17 de abril. O processo de seleção começa nas próprias escolas e passa por avaliação nos estados, no Distrito Federal e no Senado Federal.
Os autores das melhores redações serão selecionados para a Semana de Vivência Legislativa, que acontece de 17 a 21 de agosto de 2026, em Brasília, e inclui viagem com todas as despesas pagas para os estudantes vencedores e professores orientadores. Ao todo, serão escolhidos 27 alunos, um de cada Estado e do Distrito Federal, que irão representar suas realidades no Senado. Em Brasília, os vencedores vão conhecer as atividades dessa casa legislativa que compõe o Congresso Nacional; atuar como representantes de seus estados; e apresentar sugestões que podem ser transformadas em projetos de lei.
A edição de 2025 registrou um número recorde de escolas participantes, com 4.202 unidades, e aproximadamente 170 mil estudantes. É o maior concurso de redação com premiação do Brasil, que, ao longo dos anos, já mobilizou cerca de dois milhões de alunos. O destaque da edição do ano passado foi a participação feminina. Das 27 redações vencedoras em 2025, 21 foram escritas por meninas. Oito em cada dez selecionados viviam em cidades do interior.

dezembro 8, 2025Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias... - Leia Mais...
janeiro 16, 2026Romário escolhe entre Kaio Jorge e Pedro, do Flamengo, para... - Leia Mais...
dezembro 18, 2025Lula diz esperar que Senado vote indicação de Messias ao... - Leia Mais...
janeiro 20, 2026Com o melhor resultado dos últimos 19 anos, a Bahia... - Leia Mais...
dezembro 15, 2025Sudesb promove encontro para debater ações esportivas voltadas à saúde... - Leia Mais...
dezembro 18, 2025Comunidades indígenas e quilombolas podem acessar novos editais de inclusão... - Leia Mais...
dezembro 22, 2025Trecho Norte do Rodoanel é inaugurado em São Paulo - Leia Mais...
dezembro 4, 2025Jovens veem conhecimento em IA como diferencial para emprego - Leia Mais...
janeiro 2, 2026Fora da Copinha, Flamengo ‘escala time’ para a competição - Leia Mais...
janeiro 9, 2026Reunião entre Governo do Estado e Prefeitura de Simões Filho... - Leia Mais...
dezembro 4, 2025Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e... - Leia Mais...
dezembro 10, 2025Filipe Luís ‘quebra protocolo’ no Mundial e pede DNA Flamengo - Leia Mais...















