CrediAfro leva atendimento e orientação financeira a estações do metrô de Salvador durante o verão | SECOM
A partir do dia 20 de janeiro, quem transita pelas estações de metrô Lapa, Pirajá e Rodoviária terá acesso facilitado a linhas de crédito e orientação financeira através do projeto “CrediAfro Verão nas Estações do Metrô”. Realizada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) em parceria com a CCR Metrô de Salvador, a iniciativa visa combater a exclusão bancária e fortalecer o empreendedorismo negro, oferecendo atendimento presencial diretamente no trajeto diário dos trabalhadores.
Com formato itinerante, a programação conta com stands nas estações, funcionando das 8h às 12h e das 13h às 17h, com atendimentos entre os dias 20 e 23 de janeiro, na Estação Lapa; de 26 a 30 de janeiro, na Estação Pirajá; e de 3 a 6 de fevereiro, na Estação Rodoviária. Durante a ação, serão realizadas abordagens informativas e educativas, pré-cadastros e distribuição de materiais informativos, com encaminhamento para atendimentos posteriores.
A estratégia parte do reconhecimento de que a população negra no Brasil enfrenta dificuldades significativas no acesso ao crédito, com taxas de negação até três vezes maiores do que as da população branca, apesar de representar mais da metade dos micro e pequenos empreendedores do país. A escolha das estações também considera o papel estratégico destes espaços, diante da circulação diária de trabalhadores e trabalhadoras.
“Levar o CrediAfro para o metrô é uma forma concreta de garantir equidade no acesso ao crédito, aproximando os serviços financeiros da população negra que utiliza diariamente o transporte público. Ao possibilitar oportunidades de crédito nesses espaços, fortalecemos empreendimentos liderados por pessoas negras, promovemos autonomia econômica, inclusão produtiva, justiça e reparação racial”, afirma Ângela Guimarães, Secretária da Sepromi.
Crediafro – O Crediafro é uma linha de crédito criada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), para estimular o desenvolvimento e o fortalecimento de empreendimentos liderados por pessoas negras. A linha oferta empréstimos de até R$50 mil, sem burocracia e com juros de apenas 1% ao mês, e disponibiliza R$10 milhões em crédito para afroempreendedores (as) do Estado da Bahia.
Fonte: Ascom/Sepromi

janeiro 7, 2026Publicado aviso de licitação para ampliação do Hospital Regional de... - Leia Mais...
novembro 24, 2025Moraes abre julgamento de réus acusados de monitorá-lo - Leia Mais...
janeiro 8, 2026Bahia ganha voo do Panamá e amplia conexão aérea com... - Leia Mais...
dezembro 26, 2025Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de... - Leia Mais...
janeiro 1, 2026De artilheiro à reserva: as idas e vindas do novo... - Leia Mais...
janeiro 19, 2026Inscrições do Bolsa Atleta Federal 2026 já estão disponíveis - Leia Mais...
novembro 30, 2025Equipamentos para a saúde e tecnologias para a segurança são... - Leia Mais...
novembro 23, 2025Em Sítio do Mato, neste sábado, Jerônimo Rodrigues acompanha e... - Leia Mais...
dezembro 20, 2025Thiago Silva acerta volta à Europa e retorna a clube... - Leia Mais...
janeiro 13, 2026Haddad estima déficit primário de 2025 em 0,1% do PIB - Leia Mais...
janeiro 21, 2026Lula participará de encerramento do Encontro Nacional do MST na... - Leia Mais...
dezembro 29, 2025Receita paga lote da malha fina de dezembro - Leia Mais...















