Marcas históricas do turismo baiano são celebradas na Lavagem do Bonfim | SECOM
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) reuniu na Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (15), na Cidade Baixa, em Salvador, dirigentes do trade turístico, empresários, servidores e colaboradores da pasta. Eles seguiram o tradicional cortejo no bloco Agô Bonfim, uma manifestação pela valorização do sincretismo religioso baiano, embalada pela percussão do bloco afro Muzenza, com baianas típicas carregando jarros cheios de flores e água de cheiro.
Durante o trajeto, entre a Basílica da Conceição da Praia e a Colina Sagrada, o grupo também celebrou a posição da Bahia como líder do turismo nacional e recordista na atração de visitantes estrangeiros, resultados do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, com a contribuição de parceiros.
“A Festa do Bonfim é a representação da força religiosa e cultural da Bahia, que tanto encanta os visitantes. Viemos agradecer pelas conquistas que o turismo baiano alcançou em 2025, registrando marcas históricas, e pedir proteção para seguirmos firmes em 2026, com o objetivo de avançarmos ainda mais”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Turistas elogiaram a experiência de participar da festa. “É a minha primeira vez na Lavagem do Bonfim e estou adorando. Eu planejava essa viagem há bastante tempo. Acho muito interessante a mistura religiosa e a diversidade de grupos presentes. Encontrei um ambiente seguro e acolhedor”, relatou a professora mineira Sara Begname.
“Estou gostando muito, principalmente, da parte sagrada. Já acompanhei os ritos religiosos e agora estou vivenciando as celebrações culturais que acontecem dentro da festa, nessa junção de sagrado e profano. As pessoas levam a parte religiosa muito a sério, mas também sabem aproveitar e curtir o momento”, completou o odontólogo paulista Douglas Santos.
A Setur-BA garantiu apoio institucional à programação da festa religiosa, com o novenário iniciado no dia 8 de janeiro. Nesta sexta-feira (16), às 19h, na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, será celebrada a Missa do Turismo e da Cultura. No sábado (17), acontece a última novena, para o encerramento das comemorações, no domingo (18), com Missa Solene e Procissão dos Três Pedidos, na Colina Sagrada.
Fonte: Ascom/Setur-BA

janeiro 7, 2026Publicado aviso de licitação para ampliação do Hospital Regional de... - Leia Mais...
novembro 24, 2025Moraes abre julgamento de réus acusados de monitorá-lo - Leia Mais...
janeiro 8, 2026Bahia ganha voo do Panamá e amplia conexão aérea com... - Leia Mais...
dezembro 26, 2025Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de... - Leia Mais...
janeiro 1, 2026De artilheiro à reserva: as idas e vindas do novo... - Leia Mais...
janeiro 19, 2026BRB descarta risco de intervenção e estuda vender ativos do... - Leia Mais...
novembro 30, 2025Equipamentos para a saúde e tecnologias para a segurança são... - Leia Mais...
novembro 23, 2025Em Sítio do Mato, neste sábado, Jerônimo Rodrigues acompanha e... - Leia Mais...
dezembro 20, 2025Thiago Silva acerta volta à Europa e retorna a clube... - Leia Mais...
janeiro 13, 2026Haddad estima déficit primário de 2025 em 0,1% do PIB - Leia Mais...
janeiro 21, 2026Lula participará de encerramento do Encontro Nacional do MST na... - Leia Mais...
dezembro 29, 2025Receita paga lote da malha fina de dezembro - Leia Mais...















