Avaliação da Capes confirma avanço da pós-graduação na Uesb | SECOM
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados da Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) do Brasil. O processo avalia, entre outros aspectos, a produção científica, a qualidade da produção intelectual e os indicadores de desempenho dos programas, distribuídos em 50 áreas de avaliação.
Dos 16 programas de pós-graduação próprios da Uesb que foram avaliados, cinco tiveram seus conceitos elevados. Os Programas de Pós-Graduação em Agronomia e em Relações Étnicas e Contemporaneidade passaram a ter conceito 5. Já os Programas de Pós-Graduação em Ciências Florestais, em Ciências Ambientais e em Genética, Biodiversidade e Conservação alcançaram o conceito 4.
Com o resultado, a Uesb passa a contar com um programa de pós-graduação com conceito 6, que atesta excelência em nível internacional. A Instituição também possui três programas com conceito 5, classificação máxima para cursos que ofertam apenas mestrado. Outros 11 programas obtiveram conceito 4, indicador de bom desempenho, e apenas um recebeu conceito 3, que corresponde ao atendimento do padrão mínimo de qualidade.
Para o professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Uesb, o resultado comprova a competência técnica e científica de professores e estudantes da Universidade e reflete um ambiente institucional comprometido com o aprimoramento contínuo da pós-graduação. “Entendo que este resultado expressa o compromisso de nossa Universidade – docentes, discentes, técnicos, coordenadores e gestores – com a qualidade acadêmica, com a produção científica relevante e com a formação de mestres e doutores socialmente comprometidos”, afirma.
O reitor ainda destaca que o desempenho alcançado amplia as possibilidades de aprovação de novos cursos de Doutorados na Instituição. “Foram mais cinco programas próprios da Uesb, abrangendo os três campi da Instituição, que avançaram na avaliação da Capes, sinalizando para a possibilidade de abertura de novos cursos de Doutorado e de novos horizontes de atuação mediante a chancela de excelência acadêmica expressa pela instância que organiza, orienta, fomenta e avalia a pós-graduação brasileira”, pontua.
Trabalho em conjunto – A Uesb integra ainda redes nacionais de pós-graduação, com destaque para o Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Esse compromisso com o ensino público soma-se a programas de avanço científico em áreas como Bioquímica e Educação Física.
Nesse contexto, o Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) mantiveram o conceito 5. Já o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) subiu para o conceito 4, enquanto o Programa de Pós-Graduação em Educação Física, associado à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), obteve elevação do conceito, passando de A para 3.
A partir desta avaliação da Capes para os programas em rede ou associados, a Uesb conta com dois programas com conceito 5, cinco com conceito 4 e um com conceito 3, demonstrando solidez acadêmica.
Avanço coletivo – O avanço da pós-graduação na Uesb reflete o esforço conjunto da comunidade acadêmica aliado a investimentos institucionais estratégicos em infraestrutura e fomento. Com a captação de mais de R$ 70 milhões junto a agências externas e o suporte de programas próprios de auxílio, a Instituição consolidou sua produção científica e a qualidade de suas pesquisas. Esse desempenho é sustentado por um Sistema de Autoavaliação Institucional participativo e pelo incentivo à mobilidade internacional, como o Doutorado Sanduíche, além de políticas de bolsas de pós-doutorado que garantem o amadurecimento contínuo dos programas.
De acordo com o professor Robério Rodrigues, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), a elevação dos conceitos representa um marco de amadurecimento e fortalecimento institucional. Segundo ele, o resultado reflete uma trajetória de crescimento consistente, evidenciada pelo fato de que, nos últimos oito anos, a maioria dos programas que operava com nota mínima conseguiu elevar seu conceito, consolidando a Uesb como uma Instituição de Ensino Superior com pesquisa avançada.
“Aproveito para enaltecer a construção coletiva contínua desde o surgimento do primeiro programa até hoje. Coube a nós a missão de consolidar esse ecossistema de pós-graduação da Universidade, o que, por meio de um trabalho coletivo muito forte junto aos programas, estamos buscando fazer com qualidade. E conseguimos”, finaliza Robério.
Créditos Autor: daza.moreira
Créditos Imagens: Reprodução Internet

janeiro 7, 2026Publicado aviso de licitação para ampliação do Hospital Regional de... - Leia Mais...
novembro 24, 2025Moraes abre julgamento de réus acusados de monitorá-lo - Leia Mais...
janeiro 8, 2026Bahia ganha voo do Panamá e amplia conexão aérea com... - Leia Mais...
dezembro 26, 2025Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de... - Leia Mais...
janeiro 1, 2026De artilheiro à reserva: as idas e vindas do novo... - Leia Mais...
janeiro 19, 2026BRB descarta risco de intervenção e estuda vender ativos do... - Leia Mais...
novembro 30, 2025Equipamentos para a saúde e tecnologias para a segurança são... - Leia Mais...
novembro 23, 2025Em Sítio do Mato, neste sábado, Jerônimo Rodrigues acompanha e... - Leia Mais...
dezembro 20, 2025Thiago Silva acerta volta à Europa e retorna a clube... - Leia Mais...
janeiro 13, 2026Haddad estima déficit primário de 2025 em 0,1% do PIB - Leia Mais...
janeiro 21, 2026Lula participará de encerramento do Encontro Nacional do MST na... - Leia Mais...
dezembro 29, 2025Receita paga lote da malha fina de dezembro - Leia Mais...















