Estudantes e oficineiros têm até essa sexta (9) para se inscreverem no Projeto Férias na Escola
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
O prazo para cadastro dos oficineiros e estudantes interessados em atuar no Projeto Férias na Escola, da rede estadual de ensino, se encerra nesta sexta-feira (9). A etapa é obrigatória e garante a participação na iniciativa que movimentará escolas e comunidades em toda a Bahia, durante o recesso escolar, no período de 12 a 30 de janeiro. Até o final dessa quinta-feira (8), cerca de 20 mil estudantes de 866 unidades escolares e 4.241 comunidades (moradores do entorno das unidades) de 370 municípios baianos já tinham sido inscritos no projeto.
Os oficineiros cadastrados devem comparecer presencialmente à unidade escolar onde pretendem ministrar as atividades munidos da documentação exigida: RG, CPF, comprovante de residência e certidão de antecedentes criminais atualizada. É necessário, ainda, apresentar a comprovação de capacidade técnica para ministrar a oficina, que pode ser emitida por associações ou entidades representativas, especialmente em atividades como capoeira, futsal e outras práticas esportivas e culturais. Caso o oficineiro possua vínculo empregatício, também deve apresentar um atestado que comprove o turno de atuação, além de assinar, em duas vias, o termo de compromisso e o formulário de inscrição.
Ao longo do projeto, as escolas vão oferecer experiências em arte, cultura, esporte, lazer, saúde e bem-estar. Conduzidas por voluntários, as oficinas visam estimular o protagonismo juvenil e a participação comunitária, com foco no diálogo com diferentes linguagens, como cultura corporal, tecnologia e comunicação, além de práticas identitárias, a exemplo do Projeto Capoeira das Escolas. Os horários das oficinas serão divulgados posteriormente.
Durante o Férias na Escola, os estudantes participantes vão contar com refeições diárias, garantindo segurança alimentar e permanência nas ações. Os interessados nas oficinas devem procurar a escola onde estudam para a realização da sua inscrição. Caso esteja fora de sua cidade de origem, poderá se inscrever na escola estadual da cidade onde está passando as férias. Para isso, basta se identificar como aluno da rede estadual. Estudantes do 9º ano das escolas municipais também poderão se inscrever nas oficinas das escolas estaduais.
Criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o Projeto Férias na Escola abre as portas das unidades escolares que se cadastraram no Sistema de Acompanhamento de Gestão (SAG), durante as férias letivas, para receber estudantes da rede estadual e pessoas da comunidade local. Regulamentada pela Portaria nº 83/2024 e integrada à ação Educa Mais Bahia, a iniciativa aposta na escola como espaço de convivência, no fortalecimento de vínculos e na valorização dos saberes do território.

dezembro 2, 2025Pedido de vista adia votação de parecer sobre mandato de... - Leia Mais...
janeiro 23, 2026Universidades e Faculdades estaduais de SP recebem nota máxima no... - Leia Mais...
fevereiro 1, 2026Maurício Ruffy nocauteia Rafael Fiziev e vence a quarta no... - Leia Mais...
dezembro 4, 2025Bolsa supera os 164 mil pontos e bate terceiro recorde... - Leia Mais...
novembro 24, 2025Troca de tiros entre PM e criminosos deixa um morto... - Leia Mais...
janeiro 5, 2026Curso de drones da Polícia Civil fortalece uso da tecnologia... - Leia Mais...
janeiro 9, 2026Sefaz-BA amplia atendimento digital e oferece 81 serviços pelo chatbot... - Leia Mais...
dezembro 23, 2025O trio de milhões que pode ajudar time inglês a... - Leia Mais...
janeiro 31, 2026Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi... - Leia Mais...
dezembro 27, 2025Inter acerta a contratação de Fabinho Soldado, ex-Corinthians; veja detalhes - Leia Mais...
dezembro 10, 2025Oficina integra estados e fortalece ações do PAN Insetos Polinizadores... - Leia Mais...
dezembro 20, 2025Chuvas em SP já causaram oito mortes desde o início... - Leia Mais...















