Nas ruas e nos palcos: segunda (5) no Pelô abriu a semana com diversidade sonora para todos os públicos | SECOM
Se o local é o Pelourinho, por que não sambar na rua? Foi assim que baianos e turistas curtiram a noite da última segunda-feira (5), ao som de Gal do Beco e convidados, atrações que abrilhantaram a programação do projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). Tocando o projeto “A Rua é o Palco”, a sambista baiana lotou as calçadas da Ladeira do Passo, promovendo um verdadeiro sarau com a colaboração do público quando cantou músicas consagradas do samba da Bahia.
Participações especiais em sintonia com o público fizeram a diferença também no show do Cortejo Afro, na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, que recebeu o cantor recifense Otto, e o baiano, já conhecido no Pelô, Jau. Como ponto forte dessa interseção promovida pela SecultBA em proporcionar diferentes contexto musicais à população, Otto, fã declarado da Bahia, ressaltou a importância desse investimento para fortificação da cultura baiana, nordestina e brasileira. “Manter essa cultura na rua, no palco e na música é a cara da Bahia. É fundamental, está certíssimo em manter essa tradição de ocupação, pois a Bahia representa muito para o nosso país e para o mundo”, comentou o cantor.
A diversidade cultural como grande diferencial da música baiana foi comentada nessa mesma perspectiva pela professora Cristina Sales, de Alagoinhas, e que está curtindo o verão baiano em Salvador. “Já estive aqui no Pelourinho outros dias, e justamente por essa possibilidade de ter música boa, gratuita, em vários locais e para todos os gostos, a gente resolveu voltar hoje”, explicou Sales, que trouxe as amigas da sua cidade natal para conhecer o verão no Pelô. Depois de sambar nas ruas da Ladeira do Passo, a promessa do grupo era subir para o Largo Quincas Berro D’água e acompanhar o show de Rafique Saad.
E foi na apresentação do ex-vocalista da Mambolada, Rafique, que o público admirador de uma boa lambada misturada com percussão baiana caiu na dança. Embalando as coreografias ideais para curtir a dois, canções como “Volare” e “Larica” abriram o repertório do músico, que fez questão de parabenizar o Governo do Estado pelos esforços em prol da música e da cultura baiana. “O sentimento é de gratidão. Só tenho a agradecer a SecultBA e ao Governo do Estado por manter esses espaços vivos, nessa estação maravilhosa que é o verão˜, concluiu Saad.
PROGRAMAÇÃO DE TERÇA-FEIRA (6/1)
Ruas do Pelô
18h – Mamulengo da Bahia e Escola Olodum
Gratuito
Largo Tereza Batista
19h – Samba pra Rua
Ingressos On-line e físicos
Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba
19h – Olodum e Convidados
Ingressos on-line e físicos
Largo Pedro Archanjo
20h – Movimenti o Trio
Gratuito
Fonte: Ascom/Secult-BA

novembro 30, 2025Motorista que atropelou e arrastou a ex é preso após... - Leia Mais...
novembro 24, 2025Globo altera programação para exibir jogo do Flamengo - Leia Mais...
dezembro 15, 2025BB passa a oferecer crédito orientado a famílias inscritas no... - Leia Mais...
novembro 24, 2025Setor aéreo atinge melhor outubro da história com 11,3 milhões... - Leia Mais...
novembro 24, 2025Caso Catarina Kasten: o que se sabe sobre assassinato de... - Leia Mais...
janeiro 19, 2026Adesão ao acordo do piso nacional do magistério na Bahia... - Leia Mais...
janeiro 13, 2026Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 35 milhões - Leia Mais...
janeiro 2, 2026Fora da Copinha, Flamengo ‘escala time’ para a competição - Leia Mais...
janeiro 28, 2026Chuva em SP gera alagamento, deixa pessoas ilhadas e interrompe... - Leia Mais...
novembro 28, 2025Investimentos estaduais elevam a renda e fortalecem a agricultura familiar... - Leia Mais...
setembro 6, 2025Inquérito das fake news deu poder a Moraes com alcance... - Leia Mais...
janeiro 26, 2026‘Gás do Povo’ passa a atender todas capitais a partir... - Leia Mais...















