Curta baiano premiado no Festival de Cinema de Trancoso tem apoio do Governo do Estado | SECOM
O curta-metragem de ficção “Mundinho”, um dos destaques do VIII Festival de Cinema de Trancoso, foi premiado em duas categorias: Melhor Curta-Metragem de Ficção e Melhor Atriz. O projeto tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Lei Paulo Gustavo. Os prêmios, anunciados no dia 11 de dezembro, abrem caminho para a circulação do filme em outras mostras e festivais.
O curta premiado marca a primeira incursão do diretor Lúcio Lima na ficção, após trajetória ligada ao cinema documental. O roteiro enfoca os conflitos de um casal submetido ao isolamento social, durante a pandemia de covid-19. Protagonizado por Cyria Coentro e Luís Pepeu, “Mundinho” delineia um ambiente íntimo e cotidiano, que remete a espaços periféricos. A produção reafirma a força do cinema brasileiro contemporâneo e das narrativas advindas dos territórios populares.
Melhor Atriz – O prêmio de Melhor Atriz ficou com Cyria Coentro, pela interpretação da personagem Litinha. A atuação está sendo considerada um dos pontos de sustentação da dramaticidade da trama, em uma história com veracidade e densidade emocional.
Cyria tem uma trajetória de sucesso no teatro feito na Bahia, além de ser reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho no cinema e na televisão. “Vida longa ao nosso cinema. O cinema é a linguagem que mais precisa se fortalecer agora na Bahia, acredito nessa nova geração. Muito bom o roteiro de Lúcio Lima, que traz uma história peculiar. Gostei de participar de uma produção absolutamente baiana. Um estado que tenho orgulho de representar”, celebra.
Paulo Gustavo Bahia (PGBA) é uma ação da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBa) de fomento à produção cultural por todo o estado, com a execução da Lei Paulo Gustavo (LPG). Através do Ministério da Cultura (MinC), a SecultBa repassa recursos para realizadores de cultura dos 27 territórios de identidade, a serem aplicados em projetos de audiovisual e demais linguagens artísticas.
Sobre o curta Mundinho:
Gênero: Ficção, drama.
Direção e Roteiro: Lúcio Lima.
Elenco principal: Cyria Coentro e Luís Pepeu.
Prêmios: Melhor Curta de Ficção e Melhor Atriz (Cyria Coentro) no VIII Festival de Cinema de Trancoso, realizado entre 6 e 11/12/2025
Enredo: O filme acompanha o casal Mundinho e Litinha que, durante o isolamento social, tentam reacender a paixão, mas enfrentam dificuldades financeiras e dilemas cotidianos, como a decisão de matar ou não a galinha de estimação, Zefa.
Fonte: Ascom/Secult-BA

janeiro 25, 2026Torre Palace, em Brasília, é implodido após anos de abandono;... - Leia Mais...
janeiro 29, 2026Juros para famílias sobem para 60,1% ao ano em 2025 - Leia Mais...
novembro 24, 2025COM ALTA DE 39%, ITABUNA FATURA R$ 4,2 MILHÕES DO... - Leia Mais...
janeiro 8, 2026Jogador do Flamengo, Carrascal vai virar nome de estádio - Leia Mais...
janeiro 27, 2026BTCA apresenta espetáculo infanto-juvenil “Você Sabia?”, no Sesc Pelourinho - Leia Mais...
dezembro 13, 2025Governo do Estado reforça segurança, infraestrutura e lança Operação Verão... - Leia Mais...
dezembro 8, 2025Vagas na Libertadores, Sul-Americana, rebaixamento: como ficou a tabela do... - Leia Mais...
janeiro 5, 2026Uesb abre seleção para Especialização em Políticas Públicas em formato... - Leia Mais...
dezembro 22, 2025Dólar aproxima-se de R$ 5,60 com remessas de empresas ao... - Leia Mais...
janeiro 8, 2026Lula: democracia é obra em construção e deve ser zelada... - Leia Mais...
janeiro 8, 2026Força Nacional aumentará efetivo de agentes na fronteira do Brasil... - Leia Mais...
janeiro 28, 2026São Paulo x Flamengo – Comente o jogo aqui! - Leia Mais...















