Daniel Vorcaro tem prisão revogada pelo TRF-1
Daniel Vorcaro e mais quatro investigados pela Polícia Federal no caso envolvendo o Banco Master tiveram suas prisões preventivas revogadas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Decisão foi da desembargadora Solange Salgado. Os outros beneficiados são Augusto Ferreira Lima, Luiz Bull, Alberto Feliz de Oliveira e Angelo Ribeiro da Silva. Vorcaro foi preso enquanto tentava embarcar no Aeroporto de Guarulhos, com destino a Dubai, nos Emirados Árabes. Detenção foi feita pela Polícia Federal durante a Operação Compliance Zero. A juíza entendeu que a viagem era justificada e que não apresentava risco de fuga.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
“No tocante ao alegado risco de evasão, os impetrantes anexaram prova (ID 448797498) demonstrando que o paciente comunicou previamente ao Banco Central sua viagem internacional com destino a Dubai, tendo informado formalmente o motivo da viagem — venda de instituição financeira — durante reunião oficial realizada na mesma data do embarque. Assim, o risco residual de evasão do distrito da culpa mostra-se controlável por meio de medida menos gravosa, consistente na entrega e retenção do(s) passaporte(s), revelando-se esta providência apta e proporcional”, escreveu a desembargadora.
“Todavia, não obstante a presença inicial dos elementos justificadores do decreto prisional, cumpre destacar que os delitos atribuídos ao paciente não envolvem violência ou grave ameaça à pessoa. Ademais, não há demonstração de periculosidade acentuada ou de risco atual à ordem pública que, de forma excepcional, justifique a manutenção da medida extrema da prisão preventiva. Ressalte-se que, embora se tenha apontado risco à aplicação da lei penal, o mesmo pode atualmente ser mitigado com a adoção de medidas cautelares diversas da prisão, tais como a retenção de passaporte e a monitoração eletrônica, suficientes para conter o periculum libertatis e atender aos fins cautelares, em consonância com o caráter subsidiário e excepcional da segregação antecipada.”, diz a decisão.
Apesar da revogação da prisão, foram impostas uma série de medidas cautelares aos acusados:
- Proibição de contato com os demais investigados e testemunhas
- Proibição de ausentar-se do município onde reside e retenção de passaporte
- Suspensão do exercício de atividade de natureza econômica/financeira
- Uso de tornozeleira eletrônica
- Toque de recolher noturno
- Comparecimento periódico em Juízo para informar e justificar atividades
Relembre o caso:
A Polícia Federal prendeu na terça-feira (18) o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, em uma operação para apurar suspeitas de crimes envolvendo a venda do banco Master para o BRB. Além disso, o Banco Central também decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, menos de um dia depois de o Grupo Fictor ter indicado o interesse em comprar a instituição.
A operação foi batizada pela PF de Compliance Zero e detectou suspeitas da emissão de títulos de crédito falsos pelo Banco Master. Esses títulos teriam sido vendidos ao BRB e, após a fiscalização do Banco Central, foram substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada. São investigados crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa, dentre outros.

novembro 24, 2025“Operação Eidolon” é deflagrada contra grupo empresarial que sonegou mais... - Leia Mais...
dezembro 31, 2025Jornal espanhol chama lateral do Santos de ‘novo Marcelo’ e... - Leia Mais...
dezembro 17, 2025Operação é deflagrada contra grupo envolvido em fraudes fiscais no... - Leia Mais...
dezembro 19, 2025Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a... - Leia Mais...
janeiro 2, 2026Flamengo estuda aumentar proposta ao Cruzeiro por Kaio Jorge - Leia Mais...
janeiro 22, 2026Desconto de 15% para quem antecipar o IPVA na Bahia... - Leia Mais...
janeiro 23, 2026BC: diretor nega ter recomendado compra de carteiras do Master... - Leia Mais...
dezembro 9, 2025PEC: relator quer proibir bloqueio de verbas para área da... - Leia Mais...
janeiro 22, 2026Espada, carros e iPhone: veja como participar de novo leilão... - Leia Mais...
janeiro 9, 2026Estudantes e oficineiros têm até essa sexta (9) para se... - Leia Mais...
novembro 27, 2025CMN amplia em R$ 3,1 bi limite de crédito de... - Leia Mais...
dezembro 16, 2025Enel cumpriu só 11% de plano anual de podas de... - Leia Mais...















