Bahia Gospel News
Bahia Gospel News
teste 02
teste 02
teste
teste
ULTIMAS

Certificação e manejo integrado fortalecem a produção de banana na Bahia

A cultura da banana é uma das mais importantes atividades frutícolas da Bahia, tanto pelo volume de produção, quanto pela geração de emprego e renda em regiões rurais e urbanas. Com uma previsão de safra de 905.728 mil toneladas e uma área colhida superior a 64,5mil hectares (PAM/IBGE 2025), o estado se destaca como o segundo maior produtor de banana do Brasil, desempenhando papel estratégico no abastecimento regional e nacional.

Apesar da sua força produtiva, a bananicultura enfrenta desafios fitossanitários significativos, que exigem vigilância constante e ações coordenadas entre produtores, técnicos, comerciantes e instituições públicas. Diante desse cenário, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) promoveu, durante a semana, dois importantes encontros de defesa sanitária vegetal sobre certificação e de prevenção e controle de pragas.

No dia 10, o município de Presidente Tancredo Neves sediou o I Seminário para a Cultura da Banana, mobilizando produtores de todo o território de identidade Baixo Sul. Com o tema Certificação Fitossanitária do Campo à Mesa, o evento tem como propósito o fortalecimento da certificação como instrumento fundamental para assegurar o trânsito seguro da produção, a comercialização formalizada e o acesso a novos mercados.

De 11 a 14 de novembro, profissionais da Adab participaram de um importante encontro, que aconteceu na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), para alinhar procedimentos de prevenção e controle de doenças e pragas como Sigatoka Negra, Moko da Bananeira e FOC R4T. Participaram da atividade, fiscais estaduais agropecuários, técnicos em fiscalização agropecuária e gerentes territoriais, de todo o estado, que atuam na Defesa Sanitária Vegetal.

Segunda a engenheira agrônoma da Adab e coordenadora do Programa Fitossanitário da Banana, Danúzia Ferreira, o órgão tem atuado na implantação do Sistema de Mitigação de Risco (SMR) aplicado à Sigatoka Negra e incentivado a adoção de boas práticas de manejo e a certificação como instrumentos de agregação de valor e sustentabilidade da cadeia produtiva.

Importância

A bananicultura destaca-se entre as principais atividades agrícolas desenvolvidas no estado da Bahia. “A atividade se constitui uma importante fonte de renda, em especial para agricultores familiares. No Baixo Sul, concentram-se os municípios que apresentam os melhores índices de produção da banana tipo terra. Daí a importância do Governo do Estado, por meio da ADAB, implementar parcerias com o setor produtivo e gestores municipais, no sentido de intensificar ações que promovam a sanidade vegetal e, consequentemente, a abertura de novos mercados para a banana produzida na Bahia”, ressalta o diretor de sanidade vegetal da Adab, Vinícios Videira.

As condições climáticas diversificadas, associadas à expansão da irrigação e à adoção de variedades resistentes, consolidam a bananicultura como uma das atividades mais estáveis da fruticultura baiana.

Dados da secretaria estadual da Agricultura (Seagri) revelam que a cultura está presente em praticamente todas as regiões do estado, destacando-se especialmente nas mesorregiões Sul Baiano (38% da produção), seguido do Vale do São Francisco (29%), Centro Sul (17%) Extremo Oeste (6%), Nordeste (3%) e Metropolitana de Salvador (1%).

As variedades mais cultivadas são Prata, Pacovan, Maçã, Terra e Nanica, com crescimento recente da BRS Platina, mais resistente à Sigatoka Negra e adaptada às condições semiáridas.

O post Certificação e manejo integrado fortalecem a produção de banana na Bahia apareceu primeiro em ADAB.

Fonte: Clique aqui

Gostou dessa postagem?
Compartihe..